Código de ética

Posicionamento Estratégico

• Negócio da Tirolez
Nutrição, saúde e sabor.

• Missão da Tirolez
Oferecer com excelência alimentos nutritivos, saudáveis e saborosos.

• Visão da Tirolez
Ser uma empresa de alimentos, inovadora, presente na vida das pessoas e socialmente sustentável.

• Proposição de valor da Tirolez
Saboreando a vida, construindo saúde.

• Tabus
Arrogância, Fofoca, Corpo- Mole, Mau Humor, Má Educação, Individualismo, Não comprometimento.

A TIROLEZ estimula o comportamento criativo, em todos os níveis de trabalho e está sempre aberta a receber e analisar sugestões de seus funcionários e colaboradores.

I. Introdução

ÉTICA é o estudo da conduta humana do ponto de vista do bem e do mal, seja social ou individualmente. A ética ensina-nos a viver honestamente, a sermos sinceros e leais, a não lesar o próximo e a dar a cada um o que é seu, a nos colocarmos no lugar do outro. Em outras palavras, a não fazer aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco.

II. Objetivos

O presente código de valores éticos constitui a vontade da Empresa em permear tudo o que lhe diga respeito e em tudo onde exerce sua influência e ações especificas com valores morais aceitos e desejados pela sociedade

Este código de Ética é um compromisso social; um instrumento de realização da visão e missão da Empresa, que orienta suas ações e explicita a sua postura social a todos com quem ela mantém relações.

III. Valores Reconhecidos pela Empresa

Buscamos a transparência e a adoção dos princípios morais da ética nas relações com nossos clientes, colaboradores e acionistas, como também na interação com públicos externos e consumidores, garantindo clareza e confiança nos relacionamentos e na tomada de decisão em todos os níveis da Empresa.

O Código de Ética aplica-se sem exceção, a todos que atuam na Empresa ou em nome dela, contribuindo com seu trabalho e talento pessoais.

Cada um é responsável pelo resultado final e êxito das normas estabelecidas, por sua conduta e exemplo pessoal.

Valores são as coisas que mais importam para nós. Os valores tem a ver com nossa missão existencial e com os papéis que desempenhamos na vida. Talvez, a melhor definição para os valores que nos governam seja: "são as coisas que acreditamos ser de maior importância e da mais alta prioridade em nossas vidas. A capacidade que temos de identificar nossos valores governantes, determinará o grau de conhecimento e compreensão que teremos de nosso verdadeiro EU". HYRUM SMITH.

Não existem privilégios na Empresa, a não ser os benefícios estritamente funcionais.

Os valores do Código de Ética exigem aperfeiçoamento contínuo e o engajamento de todos.

O interesse da Empresa deve sobrepujar o interesse pessoal de seus integrantes, independentemente do papel desempenhado por seus agentes.

A Empresa valoriza a diversidade, razão pela qual não estabelece perfil pessoal ou de atuação profissional, mas incentiva o comportamento criativo e o comprometimento com os interesses da Empresa.

A empresa acredita que o uso de novas tecnologias, novos processos, novas metodologias, são fatores favoráveis à sua competitividade, reduzindo custos, melhorando a qualidade dos produtos e posição da marca.

A Empresa atribui grande importância à correta utilização da língua portuguesa pelos seus funcionários e colaboradores.

A Empresa reconhece que tem responsabilidade social nos ambientes em que atua.

A Empresa considera a propina como uma forma de contaminação de seu programa ético e não a tolera em seus negócios de compra, venda e obrigações.

A Empresa considera que seus interesses sobrepõem-se aos interesses de seus colaboradores, clientes e fornecedores, mas não se sobrepõem aos interesses de seus consumidores.

A solidariedade conduz ao Espírito de Equipe. Solidário é um conceito que se opõe a solitário. A pessoa solidária atua juntamente com o outro ou com a equipe. Atuar em equipe significa reunir forças, e por conseqüência, alcançar mais facilmente os objetivos estabelecidos.

Por isso, sempre que necessário, ajude o outro em seu trabalho, para que o resultado se converta em benefício para todos!

IV. Das Relações com os Funcionários

Na busca e seleção dos recursos humanos que a Empresa contrata, não haverá discriminação quanto a sexo, cor, raça, credo religioso, idade, preferência sexual, etc, devendo a escolha focar prioritariamente o máximo de adequação funcional.

O funcionário é respeitado em suas funções independentemente do nível hierárquico ocupado, uma vez que é parte integrante do todo e necessário para que a Empresa cumpra sua finalidade.

A Empresa respeita a privacidade de seus funcionários, e da mesma forma exige o respeito e confidencialidade de todos quanto aos assuntos e informações da Empresa, seus produtos, diretrizes e decisões.

A Empresa reconhece o mérito e os esforços de seus funcionários, avaliando-os individual e coletivamente e compartilhando com eles os resultados auferidos anualmente.

A Empresa acompanha o desempenho funcional de seus colaboradores, preparando-os para as promoções possíveis, visando seu crescimento pessoal e o atingimento do máximo de eficiência no trabalho.

A Empresa estimula promoções e re-alocações de funcionários aplicados no processo, como primeira alternativa no preenchimento de vagas supervenientes.

O colaborador da Tirolez deve:

• Respeitar as leis vigentes no país;

• Orientar-se segundo as diretrizes definidas neste Código de Ética;

• Atuar em estrita observação aos regulamentos internos da Empresa;

• Abster-se do uso de bebidas ou drogas durante a jornada de trabalho ou a serviço da Empresa, bem como de trabalhar sob efeito destas;

• Tratar com igualdade seus colegas de trabalho, sem preconceito ou discriminação de raça, origem, sexo, idade, religião, opção sexual e deficiência pessoal, respeitando as diferenças individuais;

• Usar de forma adequada e segura os bens e recursos da Empresa;

• Transmitir aos colegas, em diferentes níveis hierárquicos os conhecimentos e informações necessárias ao bom desempenho das atividades da Empresa;

• Atuar com boa vontade e bom humor em seu relacionamento com clientes internos e externos;

• Respeitar seus colegas, independentemente de nível hierárquico ou função, evitando atitudes de abuso de poder ou assédio sexual.

Uma das maiores virtudes do ser humano é saber ouvir. Saber ouvir é uma qualidade de quem está atento aquilo que está fazendo. E quem atua com atenção atua por inteiro, de corpo e alma; com ação e pensamento. Dificilmente quem atua dessa forma erra ou faz mal feito. Por isso, aprenda a ouvir e ouça mais!

V. Das Relações com os Representantes

A Empresa investe seus Representantes de autoridade para representá-la com responsabilidade em todo o território nacional.

A Empresa trata seus Representantes de maneira igualitária, remunerando-os por seus esforços e orientando-os para que suas ações reflitam o elevado comprometimento esperado desta relação.

Programas de acompanhamento e controle são desenvolvidos no sentido de aperfeiçoar o trabalho dos Representantes, objetivando eficácia funcional.

VI. Das Relações com os Consumidores

A Empresa considera o Consumidor como seu bem maior e defende seus interesses através da oferta de produtos e serviços de elevada qualidade ao menor preço possível.

Todas as unidades de produção da Empresa operam em respeito a programas de boas práticas de fabricação de alimentos e às exigências sanitárias dos órgãos de controle.

A Empresa mantêm um serviço de atendimento aos Consumidores – SAC – dotando-o de telefone gratuito e serviço de atendimento delegado a funcionário especializado.

A diferença entre valor e preço. Na prática do Marketing diz-se que o preço corresponde ao valor de um bem, norteado por sua qualidade e/ou escassez.

O valor desse bem pode ser expresso em um dado preço. Mas há valores diferentes, que não podem expressar-se em dinheiro. Quanto vale a honra, a honestidade, a lealdade? Tais valores não tem preço!

VII. Das Relações com os Clientes

A Empresa atua em relação aos seus Clientes de maneira igualitária e equitativa, numa relação ganha-ganha.

Programas de treinamento são desenvolvidos no sentido de aprimorar as competências no âmbito do Cliente, valorizando os profissionais e participando do desenvolvimento do mercado.

Encare o lucro da Empresa como um passaporte para seu futuro de todos que nela trabalham. No âmbito do mercado, cada vez mais competitivo e competente, somente sobrevive o grupo que consegue atuar com proficiência e lucro.

Assim, o lucro é fundamental para nossos negócios. Todos os níveis da Empresa são responsáveis para a obtenção do lucro.

Toda economia, desde um clip que se apanha do chão, produz lucro para a Empresa. Pratique lucro!

VIII. Das Relações com os Fornecedores

A Empresa reconhece a importância de seus Fornecedores e ao mesmo tempo evoca sua co-responsabilidade no produto final e serviços prestados.

A Empresa trata seus Fornecedores com respeito e consideração, procurando obter custos compatíveis numa relação comercial que possibilite a continuação do fornecimento e melhoria dos insumos e serviços.

Brindes enviados ou entregues pelos Fornecedores, que superem o valor de 20% do salário mínimo, deverão ser encaminhados ao RH e sorteados entre os presentes na festa de fim de ano.

IX. Das Relações com os Distribuidores

A Tirolez preza e estimula o trabalho desempenhado por seus Distribuidores.

Não recomenda a concorrência predatória entre seus Distribuidores, nem busca para si o cliente deles, da mesma forma que não permite a emulação de seus clientes diretos por nenhum de seus Distribuidores.

Preserva dessa forma a harmonia no trabalho de campo, e incentiva seus Distribuidores a encarar como sua a responsabilidade de distribuir ao maior número de clientes todos os produtos de sua marca.

X. Das Relações com os Concorrentes

A Empresa considera como um bem socialmente conquistado a livre concorrência, respeitando os competidores e atuando no sentido de ampliar o mercado consumidor e valorizar os significados dos produtos que produz e vende.

XI. Das Relações com os Sindicatos e Entidades de Classe

A Tirolez preza pelo relacionamento de amigável parceria com as Entidades Sindicais, tanto as que representam os funcionários, quanto as que representam a indústria, respeitando a legislação em vigor, as decisões mutuamente consensadas, os princípios éticos e as práticas de mercado.

XII. Das Relações com o Meio Ambiente

A Empresa preserva o Meio Ambiente, dotando suas fábricas de sistemas de tratamento de efluentes industriais, bem como estimula seus colaboradores e funcionários ao racionamento dos recursos naturais, através de programas contra desperdício.

A Tirolez utiliza os recursos naturais de maneira parcimoniosa e estimula nos seus funcionários os princípio s de limpeza e economia, em respeito aos clientes e consumidores.

A Tirolez cuida para que seus efluentes industriais não agridam o Meio Ambiente. A responsabilidade social praticada por seus funcionários pode ser vista nas atitudes de solidariedade no trabalho.

XIII. Das Relações Sociais (Cidadania)

A Empresa pratica a verdade em todos os seus atos, produtos e serviços, oferecendo aos seus consumidores e clientes uma adequada relação custo-benefício.

Estimula seus colaboradores a ações enquadradas como exercício de cidadania, como por exemplo, direito eleitoral e deveres de civilidade e da vida em sociedade.

Proíbe a transmissão via internet ou intranet de material pornográfico ou que seja destituído de adequação aos propósitos da Empresa.

Participa nos locais onde atua de ações sociais e comunitárias, bem como de patrocínios culturais, colaborando para o desenvolvimento e sustentação dos valores sociais dessas comunidades.

Promove a cultura do queijo, através de palestras, degustações comentadas e eventos promocionais, visando fazer a diferença dentre as empresas do setor.

Usar de forma adequada os recursos da Empresa, quer dizer:
Falar objetivamente ao telefone.
Proteger o patrimônio da Empresa.
Apagar as luzes quando for o último a sair.
Não utilizar o computador para assuntos pessoais.
Não desperdiçar insumos de produção.
Fazer bem feito para não ter de fazer de novo.

XIV. Do Programa de Acompanhamento

Fica criado o Comitê de Ética da Tirolez, composto pelas gerencias e um representante dos funcionários (RH), com a incumbência de aprimorar o Código e interpretar ações que venham a desrespeitá-lo.

Os Casos de não-cumprimento às diretrizes definidas no código de Ética serão analisados pelas áreas relacionadas ou ainda pelo Comitê de Ética e podem resultar em medidas punitivas e rescisórias conforme previstas em contrato de trabalho e legislação vigente. Com essas iniciativas, a Tirolez busca inibir atitudes antiéticas e preservar sua reputação e imagem, bem como a de seus colabores.

A Tirolez deseja que seus funcionários e colaboradores assimilem e implementem as regras estabelecidas no Código de Ética como a maneira mais eficiente, confortável e segura para o crescimento de todos e para que a Empresa prossiga em seu ideal de grandeza.

É importante a sua divulgação e leitura desde o mais humilde funcionários, que deverá ser ajudado, se necessário, para sua total compreensão.

Escola do queijo

Combinando queijos com diferentes tipos de massas.

Combinando queijos com diferentes tipos de massas.

Confira
Como armazenar e conservar seus queijos?

Como armazenar e conservar seus queijos?

Confira
Pão de Microondas – Receita sem Glúten

Pão de Microondas – Receita sem Glúten

Confira